Informação

Faça de alimentos a base de sua alimentação

Faça de alimentos a base de sua alimentação

75043457

 

Na última semana, estava cozinhando e ouvindo no rádio uma turma discutir sobre alimentação saudável, pra minha satisfação percebi que tinham boas noções do que vêm a ser os princípios básicos do que é realmente importante quando se trata de comer em equilíbrio.

Colocaram em pauta que o foco é se voltar para a comida natural, pouco processada, de maneira geral foram felizes em seus comentários, pois vejo que têm muita gente que acredita fielmente que para uma rotina alimentar saudável é preciso comprar um monte de coisa industrializada que conste em suas embalagens as palavras, zero açúcar, light, reduzido em gordura, sem glúten, sem lactose, etc.

13227013_1111833872206707_7973904170929126168_n

Não que esse tipo de produto seja puro desperdício, eles têm sim suas qualidades e sim a indústria alimentícia deve cada vez mais melhorar a qualidade nutricional do que nos oferece por pura questão de demanda de mercado.

Mas o problema é que muita gente confunde os propósitos. Comer bem não se resume a trocar o refrigerante tradicional pela versão zero, ou aquele salgadinho frito do pacote pela versão assada, ou aquele achocolatado cheio de açúcar pele versão light, não precisa sair comprando óleo não sei das quantas dito emagrecedor, chazinho importado de gosto horroroso, sal das montanhas longínquas de muitos reais o quilo. Tudo isso é válido? Talvez sim, talvez não, pode ser que no seu caso não faça diferença ou até piore tudo.

 

foodPra maioria basta fazer dos alimentos a base de sua alimentação. Não fez sentido? Pois comece aprendendo o que é comida de verdade, lembre-se da seguinte premissa: “quanto mais próximo é o alimento da terra ou de sua origem natural mais provavelmente saudável ele é.” Por exemplo, o que você acha que é melhor, suco/néctar de caixinha de laranja, ou suco natural de laranja feito na hora? Ou ainda o suco natural de laranja ou uma simples laranja com seu bagaço?

Alimentos de verdade são essencialmente partes de plantas ou de animais que podemos ingerir e digerir, diretamente ou após cozimento. São sementes (grãos), raízes, tubérculos, talos, folhas e frutos, no caso de plantas, e músculos (carnes), vísceras, ovos e leite, no caso de animais. Alimentos incluem ainda cogumelos e a água. Comida boa pra saúde é aquela não processada, que não sofre qualquer alteração após deixar a natureza, ou minimamente processada, quando é submetida apenas a limpeza, porcionamento, secagem, moagem, pasteurização, refrigeração, congelamento, embalagem e outros processos que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original. A fermentação, como no caso do iogurte natural, também é um processo mínimo desde que não haja adição de açúcar, ou outras substâncias ao alimento.

O grande problema é que estamos substituindo comida natural por super processadas cheias de publicidade, ou gastando com cápsulas, shakes ou qualquer milagrezinho que pareça atalhar mudanças profundas. Ter saúde, de forma natural por meio do alimento, faz sentido, mas não gera muitos lucros. É fato que muitas pessoas que entram em um hospital hoje em dia o fazem em razão do seu péssimo estado de nutrição. E dali obesidade, pressão alta, diabetes, colesterol elevado.

ToxicADHD_550x489

Comida natural é o remédio mais seguro, mais eficiente em longo prazo, e mais barato – por esse último, por não existir muito lucro, não é o tratamento mais propagado. A lógica é simples, trate a causa do problema: o estilo de vida (comida boa e mais exercícios) e não somente as consequências, com medicações paliativas (cheia de efeitos colaterais) e intervenções cirúrgicas (cheias de riscos). Para tanto, aprenda o que é alimentos de verdade, evite os muito processados. É nisso que você deve prestar atenção na hora de escolher o que vai comer no dia a dia.

431464_408341512548603_1914055908_n

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s