Informação

Abacate pode?

Abacate pode?

DSC02542

Está na época e muita gente adora, mas têm quem diga que é vilão pra saúde, têm quem jure que é mocinho. Mas Nutri, e ai? Abacate pode? Bem, aqui a resposta vai depender de algumas questões; ‘quantidade’, ‘acompanhamentos’ e ‘pra quem é’ (é para o atleta ou para o sedentário que está acima do peso).

Pra começar, nutricionalmente o abacate têm uma série de benefícios, é fonte de gorduras boas essenciais para o organismo, tais como as gorduras monoinsaturadas que ajudam a melhorar os níveis de colesterol do sangue, diminuir o risco de doenças cardíacas, beneficiar a atividade cerebral e até mesmo a locomoção.

A fruta é rica em vitamina E (antioxidante que protege os tecidos do corpo dos radicais livres, vital para a formação de células vermelhas do sangue), vitamina B6 (ajuda na formação de energia e promove a saúde da pele) e vitamina A (reduz risco de câncer, doenças cardíacas e atua na saúde dos olhos). Também é fonte de magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico, vitamina B2, vitamina K, colina, betaína, glutationa e fitoesterol.

Além disso, tem um teor muito baixo de açúcares simples (sacarose, glicose e frutose), ajudando no controle da glicemia. Tanto, que em alguns estudos foi comprovado que o consumo de abacate associado a carboidratos proporciona um menor índice glicêmico da refeição, auxiliando assim no controle do açúcar do sangue em pacientes diabéticos.

Em outro trabalho, pesquisadores avaliaram a ingestão do fruto junto com hambúrguer e seus efeitos no perfil lipídico e inflamatório de voluntários saudáveis. No grupo que ingeriu apenas um hambúrguer houve aumento de substâncias inflamatórias e triglicérides. No grupo que adicionou 68 g de abacate ao hambúrguer, não houve aumento de nenhuma dessas substâncias. Ou seja, o abacate exerceu efeito protetor.

O grande problema, é que a turma em geral que gosta da fruta, me pega um abacate inteiro, tira o caroço e enche o espacinho que fica ali no meio de açúcar, uma verdadeira bombinha de calorias. Esse costume pra maioria dos reles mortais sedentários é que não é interessante.

“Mas Nutri, são gorduras ‘boas’.” Sim, são gorduras boas, mas ainda sim, são gorduras, e, portanto, possuem uma alta concentração de calorias (cerca de 85% das calorias da fruta vem da gordura). Em comparação com outras frutas, o abacate é bem calórico, ele tem aproximadamente 162 calorias por 100 gramas, ou seja, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã ou abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja.

Em excesso, tais calorias, facilmente se transformam em energia extra, e energia sobrando e circulando no seu sangue vira gordura no seu corpo. Por isso, o abacate não deve ser consumido em grandes quantidades, o ideal é moderação, recomendamos a ingestão de duas colheres de sopa (que equivale a 1 porção de fruta), ou até metade de um abacate inteiro no máximo por dia.

DSC02537

Nessa quantidade, seu consumo pode até auxiliar no emagrecimento, devido ao seu teor de fibras e de gorduras, ele promoveria maior saciedade e ainda ajudaria no funcionamento do intestino.

E cuidado com os acompanhamentos, graças a sua versatilidade, vale comer puro naturalmente, picado em saladas, em sanduíches como molho (como no guacamole, da culinária mexicana), como sobremesa, como vitamina batido com leite desnatado, mas se quiser adoçar deve-se usar pouquinho açúcar ou mel, ou adoçante.

E lembre-se, na hora da compra, a regra é comprar a fruta quando está firme e deixá-lo amadurecer por alguns dias, em temperatura ambiente. Para saber quando o abacate está pronto para comer, aperte levemente, ele deve estar um pouco firme, mas mole o suficiente para cortá-lo com uma faca. Grave essa: para o abacate a grande sacada é saber desfrutar com moderação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s