Informação · Sem categoria

Mais vale um gordinho ativo do que um magrelo sedentário

É mais ou menos nessa conclusão que recentes trabalhos científicos que comparam obesidade com sedentarismo têm chegado. A questão principal que se têm levantado é: ‘e ai o que mata mais obesidade ou sedentarismo?’ Resposta: sedentarismo! A relação de mortalidade é sempre mais significante para sedentários. Um magro sedentário possui um risco de morte mais alto do que um gordinho ativo e bem condicionado. Portanto magreza não é sinônimo de saúde quando consideramos o sedentarismo.

PUNKvsLUIS INGEm 2012, o IBGE, divulgou que 80% dos brasileiros são sedentários, o excesso de peso é uma das consequências mais comuns desse problema, por aqui, 64% da população está acima do peso. Esse quadro é tão preocupante que hoje sedentarismo tem sido considerado uma espécie de ‘doença’, pois se tornou o quarto principal fator de risco de mortalidade em todo o mundo, perdendo para diabetes, hipertensão e até tabagismo.

Mas, o que seria exatamente sedentarismo? Bem, os estudiosos da área ainda não estão em consenso, mas de maneira geral, o ideal mínimo de exercício indicado pela Organização Mundial da Saúde é a prática de ao menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, ou 2 sessões de 15 minutos, ou 3 sessões de 10 minutos, isso por 5 dias na semana ou de preferência todos os dias, com intensidade leve a moderada ou 20 minutos de intensidade vigorosa em pelo menos três dias da semana.

Para avaliar a intensidade, o corpo deve ficar mais quente, os batimentos do coração aumentam, mas você ainda consegue falar, nesse caso a atividade é moderada e você está queimando as gordurinhas de reserva. Andar por ai pelo shopping, por exemplo, se trata de uma atividade leve, pois isso não altera seu corpo dessa maneira. Ou seja, uma coisa é a atividade física, e outra, o exercício. Qualquer movimento que fazemos é uma atividade física. Já o exercício é basicamente quando fazemos uma ação coordenada e ele requer uma aplicação por um tempo determinado.

Há quem têm uma rotina ainda mais perigosa, pois além de não fazer exercício passa a maior parte do tempo sentado, estudando ou trabalhando, por exemplo. Se você se encaixa nessa descrição pode se preocupar pra valer. Estudos comprovam que quando maior é o tempo sentado, maiores são os índices de mortalidade (2 a 4 vezes maior), isso independente do peso dos indivíduos. O mesmo vale para o tempo de TV, a cada 6 horas de TV, você perde 4,8 anos de expectativa de vida (lembre-se de outras telas que também te deixa estático).

Isso significa que muito mais do que fazer exercício físico você precisa também reduzir seus comportamentos sedentários. O indicado é que a cada 30 minutos sentado você fique ao menos 5 minutos em pé. Ou a cada 60 minutos sentado, 10 minutos em pé. Com esse simples esquema de oscilação de tempo sentado e em pé, é possível reduzir em 4 cm a circunferência da cintura – mesmo não havendo grandes perdas no peso. Assim, além da atividade programada, vale buscar sempre “o estilo de vida ativo”, com formas variadas de se mexer no cotidiano, como estacionar o carro mais longe do local a que se destina e ir andando, subir escadas ao invés de usar elevadores, brincar com os filhos ou passear com o cachorro.

Lembrando que atividade física não deve ser ao desgosto, de forma obrigatória, do tipo preciso de doses rigorosas diárias somente para manter a tal saúde física. A boa atividade física deve dar prazer. Se você é do tipo que olha pra sala de musculação da academia e vê uma sala de tortura, provavelmente ainda não encontrou seu tipo certo de exercício. O seu tipo de treino deve te motivar não somente pelo resultado estético, mas também pelo simples prazer de executá-lo. Experimente pilates, ioga, corrida de rua, crossfit, hidroginástica, zumba, lutas. Seja o que for, com o auxílio do indispensável educador físico, o foco é se movimentar e se divertir.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s