Receitas · Sem categoria

Iogurte Natural – Como faz?

Iogurte natural caseiro

IMG_20170718_185547457
Iogurte natural feito em casa – sem drenar ainda

Essa receita é especial, pois além de deliciosa é mega econômica e ainda nos ajuda a incrementar o dia a dia com alimentos ricos em cálcio biodisponível!

Receita:

Ingredientes:

  • 2 colher de sopa cheia de iogurte natural em temperatura ambiente ou Isca – >
  • observação.: compre de uma marca que o produto seja mais puro, confira na *Lista de ingredientes se ali têm apenas dois ingredientes: leite e fermento lácteo
  • 1 litro de leite

 

Modo de FAZER:

Para fazer iogurte a ideia é transformar o leite comum em iogurte através, do que chamamos de isca (um pouquinho de iogurte em temperatura ambiente) misturada ao leite morno. Essa mistura associada ao ‘tempo’, permite que as maravilhosas bactérias da isca transforme o leite em iogurte também.

Então aqueça o leite um pouco, o ideal é que o leite fique com 40°C, se você não tem termômetro, basta fazer o teste do dedo, coloque-o no leite contando até 10 segundos sem se queimar, se for suportável está no ponto, senão, espere um pouco mais e teste novamente. Assim que o leite estiver no ponto, misture a isca no leite, em seguida tampe bem e deixe a mistura bem abafada por 8 a 12hs (se for um dia frio acendo seu forno um pouco, desligue e coloque a mistura la dentro até der o tempo necessário). Depois do tempo o leite se transforma em iogurte, basta manter resfriado. Caso queira que ele fique mais consistente, como as versões de iogurte grego, coloque o iogurte para drenar, diminuir o soro, pode ser em uma filtro de papel, ou de tecido (limpo), quando mais tempo ele ficar ali mais ele ficará consistente. Se gostar do azedinho vale comer assim mesmo, senão, pode aromatizar de diversas formas ou mesmo crias receitinhas.

Pessoalmente gosto de misturar o iogurte já drenado com chás gelados, de erva cidreira (capim limão),  hibiscus ou até canela. Também gosto de adicionar raspas de limão ou laranja, mas minha preferência maior é por misturar geleias de frutas com esse iogurte drenado. Geleia de morango, abacaxi, uva, maracujá, hibiscus, ameixa, etc… Tem algumas receitas de geleias caseiras pelo blog aqui também, se animar de fazer sua própria geleia, vá la na busca!

 

Dicas:

 

IMG_20180528_155752776
Iogurte com geleia de morangoDicas:

* Caso queira docinho, coloque adoçante ou mel, ou ate açúcar mascavo.

*A validade média na geladeira é de 7 dias.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s