Receitas · Sem categoria

COALHADA SECA OU LABNEH

Coalhada Seca

  Também chamada de labaneh, lebaneh, lebnah, labne ou labni, da palavra em língua Árabe que significa “leite”. Dahi na Índia e Paquistão. Suzme, süzme na Turquia e Tuquermenistão, países situados na Ásia. Iogurte grego nos Estados Unidos. Coalhada seca no Brasil. O Labneh é considerado um tipo de queijo e é um componente tradicional da culinária do Oriente Médio, sudeste da Ásia, e em geral de todos os países que fizeram parte do Império Otomano. Pode ser usada tanto em pratos doces ou salgados.

IMG_20171114_131717406

Aprenda essa maravilhosa receita…

Ingredientes

1 litro de leite

2 colher de sopa rasa de isca (iogurte natural, coalhada)

(Nas próximas vezes reserve isca da própria coalhada)

Modo de fazer

Aqueça o leite a 40° (se não tiver termômetro, mergulhe o dedo dentro do leite e conte dez segundos. Tem que estar quente. Se suportar mais do que esse tempo está menos de 40°). Misture muito bem a isca, até perceber que não ficou nenhum pedacinho sem dissolver. Coloque em uma vasilha com tampa em um local quente, (tipo em cima da geladeira), dentro de uma caixa de isopor, ou em um forno desligado, etc. De 8 a 12 horas. Depois de coalhada, coloque em um filtro de café, em um coador de tecido, em um pano amarrado em uma colher de pau dentro de uma vasilha. Leve pra geladeira para drenar. Quanto mais drenada, mais ácida ela ficará.  Se guardada em vidro esterilizado dura um mês, congelada por 45 dias, em potes tampados na geladeira uma semana. O soro também pode ser usado em preparações de pães e bolos.

Dicas de temperos:

  1. Coalhada, cebola, alho poró e sal.

Pique a cebola e o alho poró e refogue. Deixe esfriar, e misture uma porção de coalhada e sal a gosto.Coalhada, pepino picado (c/ casca), alho, hortelã picada, azeite, sal e pimenta-do-reino.

  1. Corte o pepino e a hortelã em pequenos pedaços. Refogue o alho com azeite e deixe esfriar. Depois de frio misture todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Combina também com orégano, manjericão, páprica, pimenta calabresa, salsa, pimenta- síria, salsa, coentro, cebolinha, castanhas picadas, limão.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s