Informação

Mexerica, porque esta na época!

Mexerica, porque esta na época!

Mexerica

            Você conhece a expressão: “está na época de tal fruta ou verdura”? Bem, o contrário, quando alguma verdura ou fruta ‘não está na época’, significa que determinado alimento está fora de safra, ou seja, nessa época a planta do alimento possui exigências fisiológicas e ambientais que estão desfavorecidas gerando uma dificuldade em sua produção.

Por consequência, quando não estão na safra, o que percebemos é que esses alimentos ficam mais feinhos e menores, os mais detalhistas observam que o sabor desses alimentos também muda, mas o que a maioria das pessoas realmente nota é a alta nos preços.

Atualmente com o desenvolvimento e as novas técnicas e tecnologias agrícolas você até encontra diversas frutas, verduras e legumes em qualquer época do ano com aparentemente a mesma qualidade, mas poucos sabem que alguns alimentos, quando estão fora do período de safra, não somente ficam mais caros como também acabam sendo inferiores do ponto de vista nutricional.

No Japão, alguns trabalhos concluíram que a quantidade de vitamina C de certos alimentos foi influenciada pela sazonalidade. Em estudos, analisaram o espinafre e notaram que o conteúdo de vitamina C reduzia entre 5 e 8 vezes quando colhido fora de época. Nos tomates e nos brócolis, os estudos mostram uma redução de 50% dessa vitamina. A quantidade de caroteno também foi influenciada pela sazonalidade e colheita. O brócolis, quando fora de época, apresentou redução de 25% e a cenoura, 50% quando comparados aos colhidos na época certa.

Por isso valorize os alimentos “da época”, eles tendem a serem mais baratos e mais nutritivos, nesse mês, pensando em frutas, por exemplo, estamos na época de: abacate, atemóia, carambola, cupuaçu, kiwi, laranja baía, mexerica, tangerina poncam, entre outras.

Nesta época do ano, acontece a safra da nossa cheirosa mexerica, os preços diminuem e elas estão em seu melhor estado. A mexerica é uma fruta cítrica com sabor adocicado, se diferencia dos outros cítricos por ter um emaranhado de fibras cobrindo a polpa, em vez da membrana branca que caracteriza os outros cítricos, além disso, sua casca se solta facilmente dos gomos o que a torna super prática.

Dá pra descascar com os dedos, assim pode ser carregada para complementar o lanche da manhã ou da tarde, por exemplo.

Em termos de saúde ela é fonte de vitamina C e de flavonóides, componentes com funções antioxidantes. A vitamina C age como antioxidante que reforça as defesas do corpo e previne contra o envelhecimento precoce das células. Ela também fornece minerais como: cálcio, magnésio, enxofre e fósforo. Mas, o que se destaca é o mineral potássio, ele contribui com a saúde do coração, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos.

Em 2011 uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Oeste de Ontario, no Canadá, encontrou um componente antioxidante chamado nobiletina, nos gomos da mexerica, esta substância, impede a elevação do colesterol e ainda permite que o peso seja controlado, prevenindo assim, doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e o AVC.

Para consumir, como a mexerica é uma fruta rica em fibras, o ideal, que também se aplica a laranja, não é “chupar” uma mexerica e sim “comer”. Dessa forma você consome também o bagaço, aproveita as fibras da fruta e seu intestino agradece.

Lanche saudável - comereeumaarte.com
Lanche com mexerica

Caprichando nos alimentos que estão na época, além de economizar, como as plantas crescem mais facilmente e não precisam de tantos agrotóxicos por estarem no auge do período produtivo, seu cardápio fica mais interessante com alimentos mais nutritivos, saborosos e frescos, por tudo isso, é hora de investir na mexerica.

Um comentário em “Mexerica, porque esta na época!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s