Informação

Alimentação e nutrição esportiva nos treinos

Alimentação e nutrição esportiva nos treinos

eatfit

As polêmicas sobre alimentação, exercícios e suplementos continuam. Para ajudar, vamos falar sobre as últimas polêmicas sobre suplementos e dar dicas pra quem está buscando saúde e estética através de mudanças reais em seu estilo de vida.

Sobre suplementos, é incrível o que eles podem fazer, auxiliam nos processos anabólicos e recuperativos, complementando a alimentação. Mas, ultimamente com um mercado ativo, cheio de desinformação e uma fiscalização por vezes falha, fraudes estão cada vez mais comuns.

beign-mechanism - Cópia

Em um estudo em que foram feitas análises em suplementos, foram encontradas substâncias não autorizadas pela Anvisa (psicoestimulantes e hormônios), em pelo menos um terço dos suplementos importados e entre 25% e 50% dos nacionais. E não para por aí, em agosto de 2013, o dono de uma loja de suplementos, resolveu investigar a fundo o que tinha em alguns potes de proteínas. Bancou do bolso dele análises em laboratório, resultado: uma série de suplementos reprovados. Em geral estavam pagando caro por proteínas, mas levando carboidratos.

Para piorar na última sexta-feira, saíram mais notícias vergonhosas, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, realizou testes em 20 suplementos proteicos para atletas do tipo whey protein, mas apenas 6 traziam valores condizentes com o rótulo, 14 foram reprovados, pois estavam fora dos parâmetros legais.

Sabe-se que a nutrição é um dos componente mais importantes para eliminar gordura e ganhar músculos. A decisão de lançar mão do uso de suplementos deve levar em consideração diversos fatores – treino, dieta, estado de saúde, etc. Nisso, um nutricionista esportivo pode te orientar, ele sabe sua real necessidade, têm o conhecimento sobre os critérios de utilização e a credibilidade científica dos suplementos. Por isso, não seja ingênuo, não caia no marketing pesado dos fabricantes.

Se você deseja um corpo definido, forte e queima de gordura, antes de gastar com suplementos, invista no consumo de alimentos chaves. Capriche nas carnes com pouco teor de gorduras (frango, peixes, cortes suínos e bovinos magros), assim aumentamos sua ingestão de proteínas, o nutriente responsável pela constituição estrutural do seu corpo, focando nos ganhos de tecidos musculares. Se não é adepto do consumo de carnes, recorra a soja e aos ovos.

Prefira alimentos energéticos (carboidratos) com baixo índice glicêmico, ou refeições que o reduzam, exemplo: batata-doce, cará, inhame, arroz integral, macarrão integral, pão integral, farelo de aveia, etc. Estes possuem maiores teores de fibras e/ou água, essa composição faz com que liberem energia (glicose) para a corrente sanguínea de forma mais lenta e gradual, evitando um estímulo excessivo a insulina, assim conseguimos um menor acúmulo de gordura, garantindo mais definição no corpo. Isso será exceção, na refeição que precede seu exercício, pois nesse momento, você precisará sim de energia extra circulando no sangue, já que a utilizará no treino.

Aposte nas ‘gorduras boas’, óleos vegetais de alta qualidade, como o azeite de oliva e nas maravilhosas sementes (linhaça; gergelim; chia; castanhas-do-pará; de-cajú; amêndoas; nozes; etc.). Essas são fontes de gorduras poli, mono e insaturadas, riquíssimas em diversas vitaminas e minerais com grande capacidade antioxidante.

E claro não menospreze a água e os alimentos fontes de vitaminas, minerais e fibras. Invista nas verduras e nas frutas, esses têm componentes importantes, que em baixo consumo comprometem os resultados esperados. A prática de atividades esportivas aliada a uma alimentação adequada pode proporcionar benefícios a composição corporal e a qualidade de vida.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s