Informação · Sem categoria

Capricha no tempero natural

Já está mais do que comprovado, se é pra se preocupar com algo em relação à alimentação, se preocupe com os excessos. Nesse caso com excessos de açúcar, gordura e sal, seja em alimentos prontos seja na adição deles nas nossas cozinhas.

IMG_20160618_154727O problema é que reduzir drasticamente esses alimentos do nosso dia a dia como precisamos fazer, afeta diretamente nosso paladar, que, diga-se de passagem, anda bem estragadinho. Cozinhar, por exemplo, reduzindo o sal se torna um grande desafio pra quem está acostumado com um monte de tempero pronto, como aquele pote gigante de alho com sal que você comprou no mercado, ou os tabletes de caldo de carne e de legumes industrializados, ou o tempero ‘mágico’ não se das quantas.

Parece que tem uns goianos por aqui, que acham que comida bem temperada é comida cheia desses temperos prontos. Muita calma nessa hora minha gente, assim não há pressão arterial que aguente. Todos esses ditos ‘temperos’, são carregados de sal ou substâncias similares a ele, tão prejudiciais quanto.

E que mania é essa de sair refogando tudo, pra que tanto óleo? Vai fazer uma carne, acha que têm que fritar antes de tudo. Vai fazer verduras, refoga tudo, e dali comida gordurosa. Meu povo, exagerar no sal e no óleo não é a única forma de deixar a comida gostosa.

Cadê nossos temperos naturais? Gravem essa: ervas e especiarias naturais trazem uma diversidade de sabores e aromas, eles ainda fornecem substâncias que agregam benefícios diretos a nossa saúde.

DSC00083

Temos uma variedade imensa de temperos naturais que aromatizam os pratos, e não falo só da tradicional dupla ‘alho e cebola’ não, esses são ótimos pra saúde sim e nós os adoramos. Mas que tal usar algumas especiarias?

Alguns temperinhos básicos secos ajudam a reduzir a ‘necessidade’ do sal e ainda diferencia o sabor dos seus pratos. Vá de açafrão, páprica picante, curry, noz moscada (acentua o sabor de pratos à base de leite e queijo), cravo e canela não servem só pra doces, vão bem também em carnes, uma pitadinha nesses pratos quando acompanhados de frutas dá uma sabor todo especial.

Capricha também no gengibre em pó, no orégano seco, no cominho (cheio de propriedades medicinais), no louro, nas pimentas do reino, rosa, síria e calabresa.

Abuse de temperos em versões naturais, como os aromáticos: cebolinha (são boa fonte de cálcio, vitamina C e vitamina A), coentro (folha fresca ou grão moído) e salsa (rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro), que vão bem com carnes, molhos, sopas e saladas. Experimente e inove com: salsão, alho poró, endro e estragão.

DSC04090

 O manjericão, além de classicamente combinar com massas, também vai muito bem com peixes e dá um toque especial em sucos de frutas (experimente um raminho em um suco de polpa de morango).

O tomilho deixa seu bifinho bovino básico com um sabor fantástico, com peixes também fica bom e o alecrim combina perfeitamente com aves e carne suínas. O hortelã, além de ser antibacteriano, oferece frescor a saladas, aos sucos e geleias de frutas, vai bem também com molhinhos para saladas a base de iogurte natural. Não se esqueça dos picantes que a maioria dos goianos adoram: gengibre fresco, pimentas de cheiro, bode, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, biquinho, etc.

pIMENTAS

Além das infinitas combinações de sabores, pensando em saúde, temperos naturais, condimentos e especiarias de maneira geral, são ricos em de antioxidantes, aqueles que combatem os temíveis ‘radicais livres’. Algumas especiarias, inclusive, vêm sendo estudadas e usadas como fonte de antioxidantes naturais pela indústria de alimentos em detrimento de alguns sintéticos. Por tudo isso, capricha no uso dos temperos naturais, assim você reduz a quantidade de óleo, sal e dos temperos prontos cheios de sal, dá um up na sua cozinha e ainda descobre os verdadeiros sabores dos alimentos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s