Sem categoria

Que Abacaxi!

IMG_20160427_181949.jpg

Já ouviu ou disse isso? Nada mais é do que uma expressão para definir algo difícil, um problema, baseado na dificuldade de se descascar a fruta. Há poucos dias recebi um vídeo com um vendedor descascando um abacaxi com tanta facilidade que contradiz completamente essa expressão. Achei bem interessante, mas no fim, se jogava muito da fruta fora e dali desperdício.  Pra quem ainda não sabe, a casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, se possível, não a desperdice use-a para fazer suco, chás ou aromatizar a água.

Antes de cortar a fruta, lave bem a casca com uma escovinha, que sirva apenas para verduras e frutas — sem detergente ou sabão. Em seguida, descasque, pode ser profundo para retirar os pontinhos pretos, desde que aproveite as casas, para elas até vale coar o suco, com o caldo resultante além dos comuns sucos, dá pra fazer picolé, colocar na carne suína ou no frango, usar em geleias ou sobremesas.

304626_414840491909387_951600322_n

Depois de picado, os pedaços em si do abacaxi devem ser refrigerados em vasilha fechada. Vale também congelar para fazer sucos, neste caso, nada de coar, senão você joga fora as maravilhosas fibras da fruta. Experimente suco de abacaxi com morango, ou com couve e maracujá, ou com laranja e hortelã, use a criatividade.

A variedade mais comum no Brasil para o consumo doméstico é o pérola e o havaí ou havaiano. Na hora da compra pra saber se está doce e maduro, vale tentar retirar uma das folhas da coroa: se sair com facilidade, é sinal de que está madura. Também é indicado pressionar levemente a casca: se estiver muito dura, maior a chance de ainda estar verde.

Ainda não se convenceu? Pois saiba que nutricionalmente a fruta contém vitamina A, boa para a visão, e a B, que favorece o sistema nervoso. Têm também componentes que se destacam, como o magnésio, que ajuda na regulação da atividade muscular do coração e a famosa vitamina C, importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e um antioxidante natural. Apenas uma fatia de abacaxi ajuda a suprir 20% das necessidades diárias dessa vitamina.

Sabe aquela história de comer abacaxi durante o churrasco? Então, a fruta, é sim uma ótima sobremesa, pois além de naturalmente refrescante, ajuda na digestão, pois possui fibras e uma tal de ‘bromelina’, que funciona como uma enzima que quebra proteínas. Tais compostos, em conjunto com suas propriedades diuréticas, advindas do seu teor de água e de potássio, estimulam a função intestinal facilitando mais a digestão de alimentos ditos ‘pesados’, como a carne bovina daquele churrasco. Por essas características, muitas pessoas utilizam suco de abacaxi para amaciar carnes mais duras, por dez ou 15 minutos.

Experimente puro, ou assado com canela em pó, ou mesmo disponha algumas fatias fininhas em um prato, jogue raspinhas de limão ou gengibre sobre elas e deixe no freezer por 30 minutos, fica extra refrescante.

DSC02999 - Cópia
Abacaxi – 1 porção – (160g) – 70 kcal

Além disso, o abacaxi tem função anti-inflamatória e, por causa do ácido ferúlico, é antioxidante ajudando na diminuição da ação dos radicais livres (prevenindo o envelhecimento celular) e seus fitoesteróis diminuem o nível do colesterol no sangue.

Para quem gosta de malhar estimula a hipertrofia, pois a fruta é rica também em ferro, que dá energia e preveni anemia. Outro destaque é seu teor de água, pode chegar a 80%, o que facilita a hidratação do corpo, diminui a retenção de líquidos e melhora a aparência da pele. Bastam duas fatias finas de abacaxi, de preferência após as principais refeições ou um belo copo de suco antes do treino já funciona.

Para quem têm problemas como aparecimento de aftas e alergias, ou problemas de gastrite, refluxo, úlceras pépticas ou duodenais é preciso observar se o abacaxi estimula mais incômodo ou não, pois essas questões mudam de pessoa para pessoa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s