Informação · Sem categoria

Quando os números na balança não reduzem

         Já faz algum tempo que você entrou na vida fitness, começou a se alimentar melhor, capricha na salada come mais frutas, reduziu gorduras e doces, está firme e forte na academia, se mata de malhar, mas o peso não está abaixando e pra sua surpresa até andou aumentando?

“O que têm de errado comigo?”, é o que você andou perguntando pro seu educador físico. Ele, respondeu algo como – ‘fique tranquilo, provavelmente sua massa muscular está aumentando, músculos pesam mais que gordura’. Você até tentou, mas ainda não entendeu muito bem essa história de que mesmo que queira emagrecer, pode ser bom quando o peso na balança sobe um pouco?

Pois, mantenha a calma, que hoje a nutri vai falar um pouquinho sobre composição corporal. A primeira coisa que você precisa entender sobre peso, é que, quando você sobe em uma balança comum o que ela registra ali é simplesmente seu peso total. Isso significa que ali têm o peso sim da sua gordura corporal, mas têm também o peso da sua massa muscular, dos seus ossos, da água nas suas células, em fim, de todos os seus tecidos corporais, não somente da gordura.

balanca2

Por exemplo, podem existir duas pessoas com o mesmo peso total na balança, mas a qualidade desse peso é diferente. Vamos supor que elas tenham 100 kg, no entanto, desse peso, enquanto uma pessoa possui uma maior quantidade de massa muscular, a outra possui uma maior quantidade de gordura corporal. Assim, essa pessoa com mais massa magra aparenta um tipo físico por vezes menor em certas regiões, e maior e mais definido em outras, enquanto que nossa segunda pessoa, mesmo tendo o mesmo peso, possui uma concentração maior de gordura corporal na cintura e/ou nos quadris por exemplo.

“Mas Nutri, um peso elevado que pode ser tanto de um alto percentual de músculos como de um alto percentual de gordura, não entendo como isso é possível?” Começa a ficar mais claro quando você entende o simples princípio: a gordura possui menor densidade, portanto, ocupa um maior espaço no corpo. Já o músculo possui maior densidade, por isso ocupa menor espaço no organismo. É como se aquele peso igual ou extra na balança, apesar dos esforços com a alimentação e os exercícios, significasse uma perda pequena de gordura corporal e um possível ganho de músculos.

gordura x músculo
2,5 kg de músculo                           2,5 kg de gordura

Nas consultas, quando escuto, ‘quero emagrecer’, ‘ficar com o peso X’, já vou logo corrigindo, acredito que o que você quer é perder gordura corporal, isso significa que não precisa necessariamente ficar preso em uma meta de peso específico, pois, nesse caminho você pode acabar ganhando massa magra. Assim como quando alguém diz quero engordar, explico: você quer ganhar mais massa muscular, crescer com qualidade, definindo melhor o seu corpo, não somente engordar por engordar.

É por essa razão que muitas vezes quando um educador físico ou nutricionista faz uma avaliação com você, ele não verifica somente seu objetivo e seu peso, por vezes, com uma fita ele faz medidas no seu corpo, na cintura, no quadril, nos braços, dá uns beliscões (pregas cutâneas), faz avaliação por bioimpedância, verifica exames de sangue, etc. Tudo isso pra dizer como anda sua saúde e quais serão os objetivos do acompanhamento. “Poxa, mas não tenho essa acessória Nutri, como sei se estou indo bem?” Não, se preocupe, essas avaliações são um complemento de um trabalho individualizado, mas não são essenciais, posso dizer, que a não ser que você tenha um distúrbio de imagem, o seu melhor avaliador é o espelho e você mesmo. Você mesmo consegue perceber se está com gordura localizada, se está com mais força, se as roupas estão apertando, se o fôlego aumentou, etc.

Por isso, na próxima vez que subir na balança não entre em parafuso se os valores parecem ainda elevados, o peso é só um dos fatores que devemos avaliar pra dizer como está sua saúde e não o único, ok?!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s